Inclusão de análises à presença de glifosato na água destinada ao consumo humano - Óbidos

Recomendação apresentada na Assembleia Municipal de Óbidos, reprovada com 17 votos contra, 9 abstenções e 2 votos a favor.

O glifosato é o herbicida não seletivo mais vendido no país e no planeta. É profusamente utilizado em meio agrícola e também no espaço público das zonas urbanizadas e nas vias de comunicação.

Em 2015, a Organização Mundial de Saúde classificou o glifosato como comprovadamente cancerígeno em animais e provavelmente cancerígeno em humanos.

A Plataforma Transgénicos Fora recolheu e mandou analisar amostras de urina de 62 voluntários escolhidos aleatoriamente. Em julho de 2018, 44 apresentavam glifosato na urina. Em outubro todas as 62 amostras continham esse composto. Esta análise mostra que a exposição ao glifosato no país tende a ser continua e é bastante alargada na sociedade.

No entanto, apesar dos riscos para a saúde pública e da existência profícua na sociedade, os programas de controlo da qualidade da água que contemplam a análise à presença de vários pesticidas na água para consumo humano, deixam de fora dessa exigência o glifosato.

O Bloco de Esquerda considera que as entidades gestoras da água destinada ao consumo humano à população do concelho de Óbidos devem incluir a análise à presença do pesticida glifosato, nos mesmos moldes definidos para outros pesticidas, e tornar essa informação pública.

A Assembleia Municipal de Óbidos, na sua sessão ordinária de abril de 2019, delibera recomendar à Câmara Municipal de Óbidos:

Que a as entidades gestoras da água destinada ao consumo humano à população do concelho de Óbidos incluam o glifosato nas análises à presença de pesticidas que efetua.

Amoreira, 29 de Abril de 2019

O deputado municipal independente eleito pelo Bloco de Esquerda,