Destaque arrow Nazaré


Assembleia Municipal a igualdade e as ilegalidades PDF Print E-mail
Domingo, 06 Setembro 2009
A Assembleia Municipal da Nazaré de Sexta-feira (4 de Setembro) foi marcada pela discussão da escolha de quatro pessoas recenseadas na Nazaré para uma mandato de dois anos na Comissão Alargada de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.
Nesta discussão percebeu-se que a eleição destas 4 pessoas não aconteceu há dois anos, como devia ter acontecido. E que as quatro pessoas nunca chegaram a exercer o cargo.
Com o argumento de suprir irregularidades, a Assembleia Municipal elegeu as mesmas quatro pessoas para mais dois anos.


Telma Ferreira, deputada municipal pelo Bloco de Esquerda, propôs que a Assembleia subcrevesse o manifesto do Movimento Pela Igualdade [aqui em pdf] (igualdade.net).
A Moção apresentada pela deputada pode ser lida aqui [em pdf]
O resultado da votação foi esclarecedor da maneira como os autarcas locais encaram a vida humana pessoal e mais intíma: Além do Bloco de Esquerda, um deputado e três deputadas do PS votaram a favor. E foram os/as eleitos/as do PSD que chumbaram a subscrição de um manifesto pela igualdade no acesso ao casamento civil.

Mais adiante a deputada do Bloco, Telma Ferreira, fez uma intervenção que está aqui [em pdf].
 
É tempo de viragem... Enquanto há tempo! PDF Print E-mail
Segunda, 20 Julho 2009

imagem_581_800x600.jpgForam ontem apresentados os candidatos do Bloco de Esquerda aos órgãos autárquicos da Nazaré, com a presença de Francisco Louçã. As candidatas e os candidatos encontraram-se com apoiantes na marginal da vila, onde contactaram com a população, seguindo para um lanche na tasca Cova Funda.

Fábio Salgado deputado e candidato à Assembleia Municipal da Nazaré anunciou a determinação do Bloco em aprofundar a intervenção que tem tido nos órgãos para os quais elegeu representantes (Ass. Municipal e de Freguesia), bem como a vontade de “ter presença no executivo, para que as pessoas saibam o que lá se discute, que se saiba o verdadeiro estado do município e dos projectos em marcha”.

Acrescentou que tem “contribuido para que se discutam políticas ao invés dos disparates habituais”. Identificou alguns dos problemas da vila, como o abandono a que está a ser votado o Centro Histórico dizendo que “por oposição à construção abusiva que destrói dunas, enseadas, Reservas Agrícolas e Ecológicas, propomos a reabilitação e revitalização destas casas abandonadas, desta zona cheia de vida, desta zona autêntica”.

De seguida Jorge Ribeiro, professor de Ed. Física, candidato à Assembleia de Freguesia de Valado dos Frades lembrou que 4 anos atrás tinha sido pensada uma candidatura que foi amadurecendo. Hoje, diz Jorge Ribeiro, “juntaram-se algumas pessoas com noção da urgência de resolução dos problemas do Valado como o grande problema do desemprego e da anunciada Zona Industrial”. Recordou que “foram cortados vários hectares de pinheiros para a Zona Industrial mas sem haver solução à vista”. “Daqui a 20 anos lá estarão outros pinheiros”, ironizou

Ler mais...
 
património cultural e desenvolvimento sustentável PDF Print E-mail
Quarta, 10 Junho 2009

Com organização de Rui Remígio, Pedro Penteado, Paulo Fernandes e Orlando Rodrigues, o Jantar/Debate sobre a Gestão dos Centros Históricos da Nazaré, promete ser mais um sucesso.

Esta organização visa alertar para erros patrimoniais que vão sendo feitos e promover uma forma científica e histórica de lidar com o Património.

É já no próximo dia 12 de Junho pelas 20h.

Mais informações em http://patrimoniocnazare.blogspot.com/ cartaz.jpg

 
Grandes resultados para o Bloco de Esquerda PDF Print E-mail
Segunda, 08 Junho 2009
fsalgado.jpgO distrito de Leiria está a começar a mudar.

São lamentáveis os níveis baixos de participação mas a responsabilidade é dos partidos do centro que apostando na alternância e na manutenção das políticas, afastam as pessoas do exercício da cidadania activa.

O Bloco de Esquerda contribuiu para a participação, tanto mais que duplicou o número de votos e percentagem, | passando para a terceira força do distrito (cerca de 16 mil votos = 10,26%). É um grande sinal que a população nos vários concelhos dá aos partidos do centro. O distrito de Leiria e a Região Oeste têm sido mal governados, um distrito laranja, perdido, sem escolhas sustentáveis para aumentar a qualidade de vida de quem cá vive.

Nas urnas, confirmou-se a grande derrota do PS de Sócrates que tem deixado Leiria ao abandono na Saúde, na Educação e nos Transportes.

É, por outro lado, uma grande vitória para o Bloco de Esquerda, que está pronto para as batalhas que se avizinham. Os resultados dos vários concelhos, por exemplo da Marinha Grande (cerca de 1900 votos = 16%) ou de Leiria (cerca de 4700 votos = 11%) demonstram que as pessoas entregam ao Bloco muitas expectativas e responsabilidade.

É também o caso da Nazaré que alcançando 15%, com cerca de 600 votos, põe a esquerda nazarena num papel de grande força.

 

Este resultado é a prova da confiança dada ao Bloco de Esquerda para o objectivo de mudar o panorama político, para afastar os poderes instalados nos órgãos decisórios do distrito como condição essencial para a melhoria das condições de vida das cidadãs e dos cidadãos.

Fábio Salgado, deputado na Ass. Municipal da Nazaré

 
Nazaré XXX PDF Print E-mail
Quinta, 04 Junho 2009

fsalgado.jpgTenho que, publicamente, denunciar o péssimo funcionamento que tem tido a Assembleia e a Câmara Municipal na relação com os deputados, que tem gerado o condicionamento e o impedimento do papel fiscalizador que é suposto esta Assembleia ter.

O Bloco de Esquerda tem apresentado requerimentos que nem resposta têm, muito menos efectivação.

Em Abril pedi uma reunião sobre o Plano Director Municipal, pedi a nulidade do voto de Miguel Sousinha no 1º concurso Nazaré XXI, entre outras questões que fiz, não tendo nenhuma resposta.

Refiro apenas às questões mais recentes para não vos maçar . Esta atitude de menosprezo pela actividade da Assembleia Municipal reforça a ideia de um executivo mandão e individualista, que não pode passar em claro.

A transparência é basilar nestes órgãos.

Aproveito para relembrar que o Teatro anunciado, aconteceu de facto: o Concurso Público Nazaré XXI terminou com o mesmo concorrente, único. Foi apenas uma repetição.

Para que haja transparência, o Bloco de Esquerda insiste na demissão do líder da bancada do PSD, Miguel Sousinha, por ser administrador de uma empresa que pretende negociar e contratar com o Município. É grave acentuar tamanha cumplicidade entre empresas e órgãos de poder público.

Antes de se levantarem suspeitas, seria bom que este assunto ficasse esclarecido.

Fábio Salgado, deputado municipal do Bloco de Esquerda na Nazaré

 
Os sete anões de volta da Branca de Neve PDF Print E-mail
Sábado, 16 Maio 2009

fsalgado.jpg“Propriamente ser Anão não custa puto/ o que custa é manter esse estatuto./ Ser Anão não é coisa do corpo/ é gostar de ser pequeno antes de morto” José Mário Branco


Enquanto a Nazaré vê o seu mapa ser encurtado e o seu Verão cada vez mais reduzido a um
único mês, os sete vereadores continuam entretidos nas suas brincadeiras, a ver quem tem a
proposta maior. Jorge Barroso lembrou-se de prometer tudo sem ter capacidade para nada. A
Nazaré está referenciada como a terceira Câmara com maior índice de dívida a fornecedores, ainda assim apregoa empenhamento em se empenhar ainda mais!

O que é importante, toda a gente esquece: a reabilitação da malha urbana da vila, a manutenção das fachadas (veja-se a vergonha dos palacetes acima da Capitania). Seriam muito benéficos apoios à modernização dos pequenos comerciantes que permitisse outras abordagens a diferentes tipos de clientes.

O problema do trânsito tem de ser resolvido e não é assim tão complicado... Em vez de
enfiar os carros debaixo de água na marginal, é preciso fazer parques de estacionamento periféricos com transporte público permanente. É necessária, por exemplo, a criação de espaços públicos – os poucos que existem na Nazaré não são sequer bem aproveitados.

Fábio Salgado, publicado no jornal Região de Cister

Ler mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

Resultados 7 - 12 de 38
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.