Destaque arrow Caldas da Rainha


Salve-se o Pinheiro (das caldas)! PDF Print E-mail
Sexta, 16 Janeiro 2009

fernando rochaSe o encerramento das outras fábricas de cerâmica na região das Caldas têm constituído uma enorme perda e um rude golpe para a economia da região, com principal destaque para a Secla, o possível encerramento da Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, para além do problema económico-laboral, é de uma gravidade extrema, também por essas razões, mas porque a estas se adicionam outras, de enorme significado.

Por tudo o que aquela Fábrica em termos históricos e culturais é, para as Caldas da Rainha e mesmo para o nosso País.

Ler mais...
 
Quem se lixa é o mexilhão PDF Print E-mail
Sexta, 16 Janeiro 2009

bordalo pinheiroA deputada à Assembleia da República Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, visitará a fábrica Faianças Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, na próxima 3ª feira, dia 20, a partir das 14:30 horas.

Encontrar-se-á com a administração e com os trabalhadores para se inteirar, no local, das dificuldades que a fábrica atravessa e ponderar iniciativas que contribuam para enfrentar o risco de encerramento.

Os salários não são pagos há dois meses e as encomendas sofreram uma quebra acentuada.

Só nesta fábrica estão cerca de 170 postos de trabalho em causa, assim como um importantíssimo património cultural ligado a Rafael Bordalo Pinheiro.

 
Mistura Grossa PDF Print E-mail
Segunda, 05 Janeiro 2009
fernandorocha.jpg
Torna-se cada vez mais evidente que a política de transportes do Governo não se insere numa racional resolução dos problemas de transportes, para os cidadãos, mas sim numa suicidária política de obras, mediático-faraónicas, que consumirão imensos meios financeiros e energias; que, a realizarem-se, nos deixarão mais endividados e que nem resolverão os entorses, de que a este nível padecemos, nem nos conduzirão à mudança necessária de paradigma, da aposta no transporte rodoviário, em detrimento do ferroviário
E não se confunda transporte ferroviário com TGV - um autêntico luxo asiático, em tempo de vacas magras. Do que carecemos é da modernização do transporte ferroviário convencional, pois só este combate com eficácia a nossa asnática super dependência do petróleo, bem como os excessos de tráfego e de poluição.
Ler mais...
 
Encerramento da SECLA: uma história ainda mal contada PDF Print E-mail
Quarta, 05 Novembro 2008
fernandorocha.jpg
 
Já bastante se escreveu sobre o fecho daquela que já foi a maior fábrica de cerâmica de Portugal. Eu próprio já escrevi bastante sobre o assunto, mas não tenho dúvidas em dizer que se, por um lado, há aspectos menos claros (para não dizer nebulosos) sobre o encerramento da emblemática fábrica caldense, por outro, há aspectos muito importantes a que a Comunicação Social não deu o devido relevo. Refiro-me, em particular, à componente laboral em que a Administração e alguns "actores" políticos e sindicais se saíram bastante mal na fotografia, bem como à grande vitória que os trabalhadores, que souberam resistir às pressões e às chantagens, muito justamente, conseguiram alcançar.
Ler mais...
 
BE critica atrasos no pagamento de ajudas aos agricultores do Oeste PDF Print E-mail
Terça, 04 Novembro 2008

 

 

img_0163.jpg

Dois deputados do Bloco de Esquerda (BE) que visitaram ontem explorações agrícolas anunciaram que vão pedir ao Ministério da Agricultura que agilize os processos de ajuda aos agricultores do Oeste afectados pela intempérie de Dezembro.

“Constatámos que as medidas extraordinárias, lançadas pelo Ministério da Agricultura, para apoiar todos aqueles produtores que tinham sido prejudicados com as intempéries não estão no terreno ainda a surtir efeito” disse à Lusa Rita Calvário, deputada do BE e membro da Comissão de Agricultura na Assembleia da República.

Os alegados “atrasos” no pagamento das ajudas aos produtores foram ontem constatados pelos deputados Rita Calvário e Heitor de Sousa durante uma vista a três explorações agrícolas no concelho de Torres Vedras.

“Numa exploração o produtor estava há mais de oito meses à espera de pagamento, já com contrato assinado desde Fevereiro/Março” concretiza a deputada, apontando ainda os exemplos de outra exploração” em que nem sequer tinha havido uma informação por parte dos serviços do ministério de que esta linha de apoio estava disponível, e noutros, casos os agricultores não têm acesso a estas medidas porque não têm sequer capital para avançarem para fazer face à despesa”.

Rita Calvário adianta que irá “questionar o ministro sobre esta situação e tomar iniciativas para que os processos sejam agilizados e esta possa ser uma linha de crédito que apoie quem mais precisa”.

“Verificamos é que quem está a ser apoiado são os grandes produtores e todos aqueles mais pequenos mas que tiveram prejuízos imensos não estão a ser apoiados e muitos deles correm o risco mesmo de ter que fechar portas”, aponta.

Os estragos deixados pelo mau tempo na madrugada de 23 Dezembro em sete concelhos do distrito de Lisboa custaram ao país cerca de 63 milhões de euros, de acordo com as estimativas dos prejuízosimg_0166.jpg efectuadas na altura pelos municípios de Alenquer, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Dos 19,4 milhões de euros de pedidos de ajuda solicitados pelos agricultores, foram aprovados pelo Ministério da Agricultura 14,5 milhões de euros, relativos a 480 candidaturas que preencheram todos os requisitos.

Mas até ao final de Agosto apenas 33 por cento das ajudas aprovadas (4,8 milhões de euros) tinham sido solicitados ao ministério, continuando 10 milhões de euros a aguardar os pedidos de pagamento dos agricultores

Fonte:  Lusa

 

 
Hospital das Caldas PDF Print E-mail
Sábado, 25 Outubro 2008

O BE/Caldas da Rainha está a preparar várias acções sobre o Hcaldas.jpgospital Central e Termal de Caldas da Rainha.

Prevendo a privatização destes equipamentos, o deputado João Semedo fez um requerimento ao Governo e entretanto visitou as instalações.

O Hospital Central é essencial à população que, de outro modo, perde acesso a assistência de saúde.

 Este panfleto será distribuído pela Cidade a alertar para as intenções do Governo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

Resultados 31 - 36 de 38
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.