Destaque arrow Leiria


Privatização é o Fim da Linha PDF Print E-mail
Quarta, 26 Janeiro 2011

Os Comboios servem as Pessoas

Contra a privatização e o aumento dos Transportes Ferroviarios o Bloco de Esquerda apresentou um Projecto de Resolução que fica aqui para consulta.

 


PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º …./XI/2.ª



PRIORIDADES PARA O INVESTIMENTO PÚBLICO DE MODERNIZAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DA REDE FERROVIÁRIA NACIONAL PARA 2011


A CP, operador público ferroviário que assegura a grande maioria dos serviços ferroviários de transporte prestados no país, publicou um Plano de Actividades para 2011 que constitui uma revisão fundamental das orientações para o transporte ferroviário em Portugal que não pode deixar de ser escrutinada pela Assembleia da República.

De facto, a CP, invocando expressamente “as orientações estratégicas transmitidas pela Tutela Financeira ao Sector Empresarial do Estado no quadro das medidas de austeridade que determinam a redução de custos com um objectivo global de 15%”, encontra-se presentemente em vias de aplicação de um vasto conjunto de medidas de redução da actividade da empresa que põem em causa a prestação de um serviço público de transportes ao nível do sector ferroviário de transportes.

De entre as medidas anunciadas para entrar em vigor a 1 de Fevereiro, podem-se citar vários encerramentos de linhas e serviços (Leixões, Setil-Coruche, Beja-Funcheira, Ramal de Cáceres, Tua, Corgo e Tâmega, etc), redução de horários e supressão de circulações, reformulação de horários visando a redução da oferta de serviços, e, claro, como consequência lógica de todas essas reduções, o possível despedimento de 815 trabalhadores. A prazo, com todas estas reduções de serviços, e ainda com o objectivo de “rescindir 30% do efectivo da estrutura da CP e efectivos das Unidades de Negócio”, poder-se-á atingir um total de mais de um milhar de redução de postos de trabalho efectivos.

Ler mais...
 
Administração dos CTT manobra para reduzir salários dos trabalhadores no distrito de Leiria PDF Print E-mail
Quarta, 13 Outubro 2010
 
O heitor_sousa.jpgDeputado Heitor de Sousa, a propósito da situação dos trabalhadores dos CTT no distrito de Leiria, questionou
o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e ao Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações.

Ficam aqui as questões para vosso conhecimento.

 

1.    Está o Governo ao corrente do propósito da Administração dos CTT de tentar reduzir a remuneração dos trabalhadores, no caso vertente, no distrito de Leiria, impondo o corte de diversos subsídios complementares de remuneração, violando o que está disposto e aceite nos instrumentos de contratação colectiva de trabalho em vigor, na empresa?

2.    Considera o Governo aceitável que a Administração dos CTT se decida por uma degradação do nível de qualidade para a prestação do serviço público dos correios, tentando designadamente impor um atraso no horário normal para a distribuição domiciliária da correspondência, pelo no distrito de Leiria, sem que, aparentemente, isso seja do conhecimento da tutela?

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Ler mais...
 
Há Música na Cidade PDF Print E-mail
Sábado, 02 Outubro 2010

O Bloco de Esquerda participou na segunda edição do "Há Musica na Cidade" organizado pelo Jornal de Leiria.
A nossa rua teve um pouco de tudo, concertos, workshop de Musica, Drogas Leves;
Um Documentário. de Tiago Afonso sobre Canções Revolucionárias.
Ficam aqui as fotos de Tiago Cardoso que mostram os bons momentos!
Obrigada a todas e todos que participaram neste evento! Tudo este maravilhoso dia só foi possível graças a vocês.

 

img_6346.jpg

 
Portugal Fora da Nato PDF Print E-mail
Quarta, 15 Setembro 2010
 
Heitor de Sousa questiona qualidade da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Lis PDF Print E-mail
Quinta, 01 Julho 2010

heitorsousa.jpgO Bloco de Esquerda de Leiria, com base numa das suas maiores preocupações relativamente ao concelho de Leiria, levou a efeito durante o passado mês de Maio, um processo de análise da água da bacia hidrográfica do Lis.

Partindo de um estudo apresentado em Dezembro passado pela ONG Oikos, publicado no Jornal de Leira de 10/12/09, foram efectuadas recolhas de água, em quatro pontos do rio – junto à Nascente, na cidade de Leiria, na Ribeira dos Milagres e na Foz, junto à Praia da Vieira – durante três dias, a 10, 11 e 14 de Maio. As amostras foram recolhidas e credenciadas por um Laboratório de Análises existente na cidade de Leiria.

Os resultados das análises, indicam valores extremamente preocupantes, quer quanto aos índices de contaminação das águas, quer ao agravamento desses índices em 3 dos 4 pontos de recolha: apenas, em Leiria-cidade, os valores apurados sugerem um ligeiro desagravamento médio para os indicadores de coliformes, embora estes se situem a níveis atentatórios da saúde pública. Nos restantes pontos, os valores são verdadeiramente assustadores: os agravamentos médios, quando comparados com 2008, revelam agravamentos sistemáticos de +1.744%, +553% e de +80% de coliformes fecais nos restantes três pontos de análise. O valor médio mais elevado dos 3 dias de recolha situa-se na Ribeira dos Milagres com 225.333 ufc/100 ml nos coliformes totais e de 20.733 ufc/100 ml nos coliformes fecais.

Esta situação configura situações que, do ponto de vista da saúde pública e da preservação do meio ambiente, constituem verdadeiros atentados aos cidadãos e à natureza. Outra conclusão: é que os resultados das análises revelam um enorme agravamento de uma situação já de si bastante grave, detectada em 2008. Ou seja: como nada aconteceu para atacar as principais fontes poluidoras do rio Lis, 2 anos depois a situação é mais grave, o que sendo compreensível é absolutamente inaceitável. Outra conclusão porventura mais significativa: nem as autarquias, nem os Governos, parecem ter feito qualquer coisa de relevante para alterar este estado de coisas. Ultima constatação: nada se saberia se o Bloco de Esquerda não tivesse tomado a iniciativa de proceder à recolha e realizar as análises, em Laboratório especializado.


Ler mais...
 
Os Bloco de Esquerda esteve no 1º de Maio PDF Print E-mail
Quarta, 05 Maio 2010

No passado dia 1 de Maio, realizou-se em Leiria a Manifestação do 1º de Maio. Trabalhadores, reformados, sindicatos todos estiveram presentes, como é óbvioo Bloco não poderia falhar.

A luta continua e continuará até este governo não mudar a sua atitude!

imagem017.jpg

Ficam aqui com algumas imagens

Mónica António

BE Leiria

 

01052010195.jpg

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Resultados 13 - 18 de 43
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.