Destaque arrow Leiria


rui sousa à 94fm PDF Print E-mail
Terça, 31 Março 2009
 
cimenteiras? PDF Print E-mail
Terça, 24 Março 2009
2.jpg.jpegaguda.jpg.jpeg 

Está em estudo a construção de uma cimenteira (dedicada à produção de clinquer) na freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos. Esta cimenteira será na região do pinhal interior, inserida numa zona verde do nosso país.

O projecto foi promovido pela portuguesa Esvap e a espanhola Aricam, que se juntaram para instalar uma cimenteira que pode gerar entre 250 e 300 postos de trabalho directos. Não se podendo estimar qual o numero de postos de trabalho que este projecto poderia destruir.

O investimento, no valor inicial de 166 milhões de euros, já recebeu a classificação PIN – Projecto de Interesse Nacional por parte da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio de Portugal.

A Cimentaurus já adquiriu duas pedreiras na zona e, caso o processo avance dentro do planeado, espera iniciar a actividade em 2012. Uma parte substancial da produção será exportada para Espanha.

Esta região tem um conjunto de praias fluviais, fauna, flora rica e diversificada, únicas. Existindo já, uma componente turística, amplamente estruturada, que tenta aproveitar todos os recursos naturais existentes, da melhor forma possível.

Ler mais...
 
Proposta sobre Suiniculturas! PDF Print E-mail
Sexta, 06 Março 2009

O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal de Leiria esta proposta que foi aprovado com votos de todas as bancadas. A poluição não pode continuar!

 

- Que esta Assembleia Municipal promova e seja parte integrante de uma Comissão de Acompanhamento da Construção da ETES assumindo-se como pólo aglutinador e facilitador da citada Comissão, agrupando e potenciando os contributos das diversas forças vivas do concelho como sejam as Associações Ambientalistas ( Oikos e Quercus), a Recilis, a Associação de Suinicultores, os Partidos Políticos, bem como todas as outras entidades e comunidade em geral que possam constituir uma mais valia para a Comissão.

 

- Que pressione a Administração Central no sentido de se obter rapidamente financiamento que permita avançar na construção da ETES, essencial para resolver o problema de poluição associado ao sector suinícola (apelando à regulamentação da portaria do QREN que permitiria a candidatura do projecto das ETES a fundos comunitários, por exemplo), garantindo a sustentabilidade desta actividade económica.

 
suiniculturas na assembleia municipal de leiria PDF Print E-mail
Sexta, 06 Março 2009
suiniculturas O Bloco de Esquerda Distrito de Leiria levou a cabo, no passado dia 19/02/2009, um debate sobre a bacia hidrográfica do Lis e as suiniculturas em que estiveram presentes a Deputada do BE Alda Macedo, Rui Berkmeier da Quercus, Rui Crespo da Associação de Defesa da Ribeira dos Milagres e David Neves da Associação de Suinicultores/Recilis.

Dada a importância do assunto em debate, tentámos que todos aqueles que representam as diversas sensibilidades e sectores de opinião estivessem presentes. Quero por isso agradecer aos que acedendo ao nosso convite se dignaram a comparecer e deram a sua contribuição no sentido de uma vez por todas se encontrar soluções que ajudem a que se ponha cobro a esta situação de passivo ambiental que se arrasta ao longo dos anos, nos envergonha a todos e que prejudica uma actividade que é do ponto de vista económico importante para a nossa região.

Deste debate sobressaíram alguns pontos, nomeadamente:
Ler mais...
 
Deputada Alda Macedo participa amanhã no debate PDF Print E-mail
Quarta, 18 Fevereiro 2009
Ler mais...
 
Denúncia! PDF Print E-mail
Segunda, 16 Fevereiro 2009

O Bloco de Esquerda de Leiria expressa o seu desagrado perante a continuidade das descargas de efluentes suinículas na Ribeira dos Milagres, de que é última expressão a ocorrência de dia 12 de Fevereiro de 2009.

Estamos cientes da necessidade de terminar com a impunidade destas situações pelo que  apelamos às entidades competentes, em particular ao Ministério do Ambiente,  que procedam à rigorosa averiguação dos responsáveis por tal prática que tanto prejudica o meio ambiente em geral e, em particular, a população dos Milagres e das outras freguesias dos concelhos de Leiria e da Marinha Grande, pertencentes à Bacia Hidrográfica do Lis.

A resolução deste problema exige o cumprimento da legislação em vigor por parte dos suinicultores e a urgente construção da prometida estação de tratamento de efluentes das suiniculturas, sempre adiada.

Perante o agravamento da situação, o Bloco de Esquerda promove um amplo debate e reflexão, envolvendo entidades com responsabilidades nesta área e a comunidade em geral, no próximo dia 19 de Fevereiro, pelas 21 horas, no IPJ em Leiria. Trata-se de um fórum ambiente em que será debatida esta temática e para o qual se convidam todas as pessoas que estejam interessadas em comparecer.
Por um meio ambiente melhor.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Resultados 31 - 36 de 43
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.