Destaque


Ameaça de Encerramento da Empresa Duarte Feteira PDF Print E-mail
Quarta, 05 Maio 2010

Na pasduarte_feteira.jpgsada semana o Deputado da AR Heitor de Sousa, visitou a empresa Duarte Feteira, SA  em Vieira de Leiria, e falou com os trabalhadores, uma vez que a mesma empresa corre o rsico de fechar. .

Esta empresa que foi fundada em 1942, já teve perto de 100 funcionários, agora está reduzida a 12 que desde Janeiro não recebem o seu vencimento e os devidos susbsídios.

Desta visita resultaram as seguintes questões direccionadas  ao Ministério de Trabalho e Solidariedade:

1. Tem o Ministério conhecimento das condicções efectivas em que a empresa se encontra a funcionar, nomeadamente a paralisação desde o início do mês de Abri, sem que a gerência assuma qualquer compromisso em relação ao futuro?

2. Considera o Ministério justificável fazer intrevir, nas instalações da empresa, em Vieira de Leiria, e com a maior urgência, a Autoridade para as Condicções de Trabalho, com o objectivo de: 

a) averiguar da legalidade dos processos de trabalho ainda existentes;

b) inspecionar a veracidade das contas da empresa; 

c) confirmar os direitos ao salários e remunerações de todos os trabalhadores, actuais ou que já não laboram na empresa mas que ainda mantém créditos sobre a mesma;

d) promover uma avaliação de todos os activos e passivos da empresa, de forma a tornar, transparente, publica e verdadeira a real situação da empresa?

3. Que garantias vai o Ministério dar a estes trabalhadores de que os seus direitos serão respeitados?

4.Que medidas pretende o Ministério desencadear junto da empresa para evitar o seu enverramento?

5.Que medidas pensa o Governo promover para ajudar a actividade económica das empresas em dificuldades e defender o emprego, particularmente na Marinha Grande, concelho onde se regista um dos maiores índices de crescimento do desemprego na região de Leiria, ao longo de todo o ano  2009 e 2010?

 

Por Mónica António

BE Leriria

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.