Destaque arrow Caldas da Rainha arrow Menos areia é mais Lagoa


Menos areia é mais Lagoa PDF Print E-mail
Terça, 12 Abril 2011

lagoaobidos.jpgO  Bloco de Esquerda propôs, em 2009, a aquisição de uma draga, em conjunto com outras Câmaras Municipais para a dragagem regular da Lagoa de Óbidos e da Baía de S. Martinho do Porto, com a criação de uma estação de lavagem de areias para viabilizar economicamente o processo e para que a revitalização da Lagoa e do seu ecossistema permitam a sustentabilidade das actividades de apanha de marisco bem como as ligadas aos desportos náuticos e ao turismo.

A 25 de Março de 2011, o BE entregou ao Ministério do Ambiente perguntas nas quais se questionava: o motivo da interrupção e justificação para não se avançar com a dragagem e reabilitação da Lagoa; quando é que vão recomeçar a intervenção; se vai incluir a despoluição, desassoreamento e consolidação da orla costeira; e se vão continuar com as descargas de areia na praia, a tempo da actividade balnear do próximo verão.

A estratégia da Câmara Municipal das Caldas da Rainha é simples, continuar com as descargas de areia na praia da Foz do Arelho, para que a aberta da foz continue a Sul. Não sabemos em que estudos se baseiam pois a foz continua a tentar abrir a Norte e a levar a areia para dentro da Lagoa. O assoreamento constante tem criado várias ilhas e bancos de areia que dificultam a navegação.
 
Próximo >
© 2017 Site Distrital de Leiria - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.