Bloco de Esquerda formalizou entrega da candidatura pelo distrito de Leiria

O Bloco de Esquerda formalizou na tarde de sexta-feira a entrega no tribunal da candidatura pelo círculo eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 10 de março de 2024. A lista é encabeçada pelo médico de família Rafael Henriques e tem como mandatário Heitor de Sousa, economista de transportes e deputado por Leiria nos mandatos de 2009 e 2015.

A lista paritária e representativa do território do distrito de Leiria integra ativistas de diversas causas:

Rafael Henriques. 32 anos. Médico de família. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014 e especialista em Medicina Geral e Familiar em 2020. Está a exercer como médico de família em Leiria desde 2020, encontrando-se atualmente a trabalhar na USF Martingil desde Maio de 2022. Também trabalha, de forma complementar, no Centro de Saúde de Castanheira de Pera. Filho de pais naturais da Serra da Lousã, tendo nascido e vivido no concelho da Lousã até concluir os estudos e a formação pós-graduada, residindo atualmente em Leiria. Associado e delegado sindical do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC), sendo membro da direção do SMZC desde 2022. Participou na constituição da Comissão de Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários contra a ULS de Região de Leiria. Como médico de família, conhece as vidas, a realidade, as aspirações e as preocupações dos seus utentes e, nesse âmbito, tem desenvolvido trabalho com vários movimentos e comissões de utentes da região de Leiria em defesa dos direitos dos utentes e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Aderente do Bloco de Esquerda (BE) desde Junho de 2021, integrou as listas de candidatos à União das Freguesias de Parceiros e Azoia, e foi mandatário da lista candidata do Bloco de Esquerda às eleições legislativas de 2022 pelo círculo de Leiria.

Lina Oliveira. 55 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Professora de Português e Inglês desde 1991, é filha de pais emigrantes no Canadá, que vieram residir para Pombal em 1973, tendo crescido e vivido na cidade, de onde saiu para estudar e viver, até 2004. Assume-se como feminista interseccional, anti-racista e anti-fascista, colocando no centro das suas preocupações como cidadã a justiça social e as vidas com qualidade, em particular das pessoas cujas vozes estão mais afastadas dos centros de decisão, em áreas como a habitação, a mobilidade e a cultura. É aderente do Bloco de Esquerda.

Frederico de Moura Portugal. 24 anos. Trabalha como operador de loja e é o 3º candidato do Bloco de Esquerda pelo Distrito de Leiria às Legislativas de 2024. É licenciado em Solicitadoria pelo IPLeiria e pós-graduado em Direito da União Europeia pela FDUC, é aderente do Bloco de Esquerda e eleito na Assembleia de Freguesia de Marrazes e Barosa desde 2021.

Telma Ferreira. 37 anos, Nasceu na Nazaré. Licenciou-se em Artes Plásticas Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto. Aderente do Bloco de Esquerda desde 2006. Atualmente é professora de Atividades de Enriquecimento Curricular.

Carlos Ubaldo. 59 anos. Licenciado em Filosofia e Professor do Ensino Secundário nas Caldas da Rainha há 36 anos, onde reside. Durante vários anos esteve ligado a uma IPSS na área da educação para a infância, tendo ocupado cargos em todos os órgãos sociais. Foi candidato pelo Bloco de Esquerda à câmara municipal de Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.

Maria Gonçalves Cavalheiro. 19 anos. Residente em Pombal e Estudante de Artes Plásticas na ESAD em Caldas da Rainha.

Nuno Machado. 50 anos. Casado e com um filho, é natural da Marinha Grande, tendo vivido até aos 8 anos na localidade da Amieira, emigrando nessa altura com os seus pais para a Venezuela. Ao fim de 8 anos no estrangeiro, regressou a Portugal fixando-se com a sua família na Marinha Grande. Após concluir o 12.º como Técnico de Informática, licenciou-se em Psicologia Social e das Organizações, efetuando o seu estágio curricular na área da Psicologia Educacional num colégio em Fátima, ao mesmo tempo que desempenhava funções como Verificador de Qualidade na Santos Barosa S.A.. No fim de finalizada a sua Licenciatura, exerceu funções na área social como técnico numa Associação local de cariz social, prestando apoio à população mais carenciada, nomeadamente através de ações no âmbito da prevenção da Toxicodependência e doenças sexualmente transmissíveis e apoio a pessoas em situação de sem-abrigo. Neste âmbito, foi ainda formador na área do desenvolvimento pessoal, em cursos de formação profissional. Atualmente, desempenha funções de chefia na empresa vidreira onde trabalha há 26 anos, exercendo também atividade como formador e explicador, nas áreas do Desenvolvimento e Relacionamento Interpessoal e de Língua Espanhola. Colabora como seccionista da Formação de Hóquei em Patins do Sporting Clube Marinhense.

Gil Ensinas. 67 anos. Emigrado em Paris, onde trabalhou e estudou. Professor de Artes Visuais desde 1994 até 2014 no EDFR da Nazaré. Atualmente exerce a docência na  Educação especial no Agrupamento de Escolas de Cister, após ter trabalhado em diversos agrupamentos de escolas da zona oeste.

Célia Cavalheiro. 52 anos. Licenciada em Engenharia Civil pela FCTUC. Natural de Torres Novas, fez o seu percurso de vida em Pombal, onde trabalhou como projetista, professora no ensino superior e diretora de obras, sendo actualmente professora de Matemática. Foi membro da Assembleia Municipal de Pombal no mandato 2017-2021.

André Ramalhais. 30 anos. Licenciado em música - variante de Jazz pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) encontra-se a frequentar o mestrado em Música performance (variante Jazz) na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) é militante do Bloco de Esquerda desde 2023. Residente em Pombal.

Telma Gaspar. 40 anos. Ensino secundário. Assistente operacional na área da educação no concelho da Marinha Grande. É aderente do Bloco de Esquerda, tendo integrado as listas para a Assembleia Municipal da Marinha Grande nas eleições autárquicas.

António Brandão Moniz. 67 anos. Vive na Consolação, concelho de Peniche. É sociólogo e professor universitário (FCT Nova). Foi membro da Assembleia Municipal de Peniche (2017-2021). É aderente fundador do Bloco de Esquerda, e membro da Comissão Distrital de Leiria. Esteve na fundação da Secção Portuguesa da Amnistia Internacional e continua como membro, assim como de muitas outras associações locais e nacionais.

Maria Fidalgo. 30 anos. Vive no Bombarral e é programadora. Mestrada em Ciências de Dados pela FCUL, trabalha para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Durante o curso, fez parte do OutCiencias, grupo que luta pela inclusão e segurança de pessoas LGBT+ na faculdade. Enquanto feminista interseccional, defende a necessidade de fortalecer a solidariedade entre lutas.

Francisco Botelho Matos. 47 anos. Reside em Caldas da Rainha, licenciado em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana. Atualmente é professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto. Foi durante mais de uma década treinador de Basquetebol e Voleibol em coletividades da cidade de Caldas da Rainha. Aderente do Bloco de Esquerda desde 2013, foi membro da Comissão Coordenadora Distrital durante cerca de cinco anos.

Ana Bernardes. 66 anos. Reformada. Licenciada em Economia pela FEUC e em Gestão Bancária pelo ISGB, pós-graduada em Estudos Europeus (IP Leiria). É aderente do Bloco de Esquerda e membro da Assembleia da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Mandatário político: Heitor de Sousa. Economista de Transportes, Mestre em Transportes pelo IST. Trabalhador da Carris (1980-2020), membro fundador do Bloco de Esquerda, ex-deputado por Leiria (2009-2011 e 2015-2019), tendo exercido funções na Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas, Transportes e Comunicações.