Opinião

Engenheiro Agrónomo. Deputado do Bloco de Esquerda
Ricardo Vicente

Duarte Cordeiro e o silêncio que queima

Não faltam motivos para tocar todas as sirenes de alarme a respeito da política de prevenção e combate a incêndios em Portugal e no essencial tal não se deve aos incêndios nem à onda de calor que decorrem no momento, mas sim à combinação de três tristes realidades.

Andreia Galvão

Os liberais e a crise climática

Quando se quer falar de monopólios energéticos, da falta de recursos para fazer a transição climática e garantir trabalho digno, da impossibilidade de crescer indefinidamente sobre recursos finitos, quando se quer tocar onde doí - aí a direita não toca. E esse é o programa da Esquerda.

António Moniz

Desafios e opções de governação: o trabalho e o emprego como novos temas de debate político

O trabalho e o emprego serão temas que virão a ter um papel mais central no debate político. Todavia, durante o debate eleitoral, este não foi o tema central. Mas, agora o debate político vai ter de encontrar soluções para problemas que a realidade coloca a todos.

Engenheiro Agrónomo. Deputado do Bloco de Esquerda
Ricardo Vicente

A quem servia um orçamento a qualquer custo?

Os tempos difíceis que vivemos não justificam a aprovação de maus orçamentos, antes aumentam a exigência de justiça e rigor sobre os mesmos.

Andreia Galvão

A crítica climática ao Acordo UE-Mercosul

Os países que têm sido mais vigorosos na defesa da conexão UE-Mercosul são Espanha e Portugal. Irónico que seja um país como o nosso tão aparentemente comprometido com a resolução da crise climática. O espaço entre a retórica e a ação torna-se, a cada dia, mais incomportável.

Engenheiro Agrónomo. Deputado do Bloco de Esquerda
Ricardo Vicente

A bazuca de que ninguém fala: PAC

A aplicação das verbas da Política Agrícola Comum é um exemplo de fracasso e de deturpação de dinheiros públicos destinados ao desenvolvimento rural que perdura há décadas.

Telma Ferreira

Automatização da Tarifa Social da Água, já!

Uma medida concreta de resposta à crise que o executivo PS de Walter Chicharro colocou na gaveta. Está na hora de reivindicarmos o que foi aprovado, é uma medida fundamental de apoio à população do concelho que a Autarquia deve colocar em prática neste momento, a população não pode esperar mais.