Ambientalistas exigem calendário para remoção de amianto nas escolas

As associações Mesa e Zero querem que o Governo divulgue a lista atualizada de estabelecimentos escolares com amianto que serão intervencionados, bem como o calendário de obras, tal como está previsto na lei.

O Movimento Escolas Sem Amianto (Mesa) e a Associação Ambientalista Zero alertam para a necessidade urgente de divulgação da lista atualizada de estabelecimentos escolares com amianto, bem como o calendário das obras de remoção do mesmo.

Ambas as organizações tinham apelado no final do mês de abril para que o Governo aproveitasse o período de encerramento das escolas de todo o país provocado pela pandemia da covid-19 para dar início às obras de remoção de amianto nos estabelecimentos escolares considerados prioritários.

Foi por isso que agora “louvam” o facto de o Governo ter aceite essa mesma sugestão. No passado dia 21 de maio, o Governo anunciou que iria lançar uma “grande operação de eliminação de amianto das escolas”.

Na altura, António Costa afirmou que “agora que as escolas estão fechadas, é também agora ou nunca que temos de eliminar o amianto das escolas”.

Amianto nas escolas: governo diz desconhecer dimensão do problema

Para André Julião, representante do Mesa, “não faz sentido que se continue a falar deste tema e que não exista uma listagem de edifícios com amianto bem como a classificação desses edifícios relativamente à prioridade de intervenção”.

O ativista contra o amianto lembra ainda que de acordo com a lei 2/2011, a publicação dessa lista é obrigatória. Porém, ela foi publicada em 2014, mas posteriormente removida.

“A própria comunidade escolar tem o direito de saber que escolas constam ou não do levantamento feito, até para complementação dessa listagem, que poderá ter erros”, afirma Íria Roriz Madeira, membro da ZERO.

Governo não respondeu sobre amianto nas escolas, Bloco questiona todas as escolas do país

A divulgação da calendarização é urgente, até porque “a comunidade educativa está esperançosa e expectante”, explica o coordenador do Mesa, pois querem “saber quando as respetivas escolas serão intervencionadas” e as datas previstas para a conclusão dessas mesmas intervenções.

Há mais de dois anos que os ativistas se mobilizam pela remoção do amianto das escolas de todo o país. O Mesa, a Zero e a Fenprof criaram a petição “Pela remoção total do amianto das escolas públicas”. Após ter recolhido mais de 5.600 assinaturas em apenas duas semanas, a petição será debatida na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território da Assembleia da República, antes de seguir para debate em plenário.