Assembleia Municipal da Nazaré aprova reanálise da dívida dos Bombeiros Voluntários aos Serviços Municipalizados

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou por maioria a recomendação do Bloco de Esquerda de reanálise da dívida da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Nazaré aos Serviços Municipalizados. O documento propõe um protocolo entre a Associação Humanitária e os Serviços Municipalizados que isente do pagamento de água o Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Recomendação de reanálise da dívida da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Nazaré aos Serviços Municipalizados

Em finais de 2022, decorreu uma reunião onde estiveram presentes, o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Dr. Walter Chicharro, o Vereador, Sr. Orlando Rodrigues, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Sr. Joaquim Morais, o Vice-Presidente, Sr. José Sales e o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Dr. Mário Cerol, ficou acordado, nessa reunião, entre todos os presentes que o valor da dívida da Associação de Bombeiros que estava a ser debitada, seria anulada, dado que não havia forma de saber o que estava a ser debitado para consumo próprio, o que estava a ser debitado para serviço da Proteção Civil e o que estava a ser debitado para outros serviços diversos.

Foi determinado com a concordância de todos os presentes que os Serviços Municipalizados viriam a colocar dois novos contadores, um para contabilizar o débito de água para consumo próprio e outro para contabilizar o consumo com a Proteção Civil e os serviços que prestamos à nossa População.

Até à presente data, nada do acordado por todos, foi realizado.

Em fevereiro de 2023, a Associação de Bombeiros foi confrontada com uma Citação Tributária no valor de 4.940,87 €, que foi contestada pela Associação, em maio de 2023 com base em tudo o que já havia sido acordado anteriormente e aceite por todos, como já referido no ponto anterior.

A Associação Voluntária de Bombeiros disponibilizou-se para pagar o valor de forma parcelar, no maior número de parcelas possíveis.

No dia 16 de junho de 2023, a Associação foi surpreendida por um e-mail enviado pelos Serviços Jurídicos do Município da Nazaré, não pela forma mas sim pelo conteúdo do mesmo: a dívida para com os Serviços Municipalizados apresentava o valor surpreendente de 23.711,70 € (capital, custas e juros), o que levou a Associação a contactar, de seguida, os Serviços Jurídicos para compreender a questão em causa.

É apresentada uma Citação Tributária de 2019, no valor de 15.816,08 €, o que foi uma surpresa absoluta, visto que internamente, à data, foi referido verbalmente que esta situação estava resolvida, mas que se comprova que absolutamente nada foi feito para a resolução desta situação.

Assim, a Assembleia Municipal da Nazaré reunida a 30 de junho de 2023, delibera:

1.Tratamento igual relativamente a outras Associações do nosso concelho, reforçando que esta Associação é de cariz Humanitário, tendo por base o despacho que foi à reunião de Câmara de 18/04/2023, onde a Câmara Municipal da Nazaré assume o pagamento até 31 de dezembro de 2023 dos valores constantes nos Processos de Execução Fiscal, bem como daqueles que se venham a verificar, relativos à faturação de água, até ao final do ano.

2. A redação de um Protocolo entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e os Serviços Municipalizados da Nazaré, com base nos Serviços prestados pelos Bombeiros do Concelho da Nazaré à sua comunidade, que isente do pagamento de água o Quartel dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

3. Reanálise do processo de dívida para com os Serviços Municipalizados da Nazaré, sabendo que a Associação fará sempre parte da solução e nunca do problema, e que honrará sempre os seus compromissos.

A Deputada Municipal do Bloco de Esquerda

Cheila Dolores Mendonça