Bloco de Esquerda questiona Secretário de Estado e ICNF sobre Museu Nacional da Floresta e ausência de Plano de Gestão Florestal

Na Audição Parlamentar, requerida pelo Bloco de Esquerda, o deputado Ricardo Vicente pergunta, ao Secretário de Estado das Florestas e ao Presidente do ICNF, como é que a entrega do efificado do Parque do Engenho ao programa Revive se compatibiliza com a instalação do Museu Nacional da Floresta, prevista para este espaço.

Sr. Presidente,.

Sobre o Museu Nacional da Floresta, todo o edificado do Parque do Engenho consta da lista de imóveis de um programa Revive e está assim direcionado para a concessão privada destinada a atividades turísticas.

Este é precisamente o edifício que está previsto para receber o Museu Nacional da Floresta, sobre o qual a Comissão Científica também se debruça no seu relatório. Pertencendo este Património Histórico do Pinhal de Leiria ao ICNF, questiono como é que a entrega ao programa Revive se compatibiliza com a instalação do Museu Nacional da Floresta?

Ainda um comentário sobre isto, tem que ver com o Orçamento do Estado, o Senhor deputado João Paulo Pedrosa, anunciou um investimento de 200 mil euros, eu relembro a sua Presidente de Câmara quando respondeu ao Ministro do Ambiente que 300 mil euros era completamente insuficiente para a Câmara dar essa resposta, eu não percebo que articulação é que tem com a sua própria Câmara Municipal para agora anunciar que os 200 mil euros vão resolver o problema, quando a sua Presidente já tinha renunciado aos 300 mil euros, agora o valor é inferior.

Sobre o Plano de Gestão Florestal, eu relembro a professora Margarida Tomé, que faz parte da Comissão Científica, que esteve na apresentação deste relatório da Comissão Científica à qual eu assisti in loco, "estão agora reunidas as condições para produzir o Plano de Gestão Florestal" anunciou ela em 2018, assim como o Observatório Técnico Independente diz hoje que este Plano de Gestão Florestal devia ter sido a prioridade do ICNF. isto é muito importante, não só o Plano Florestal como a restante planificação para que nós possamos saber sobre a aplicação do dinheiro público, há dinheiro para combater plantas invasoras? vai ser aplicado em que áreas? onde? quem? quais as técnicas que vão ser utilizadas? Como é que vai ser feita a monitorização? e o mesmo se pode questionar a respeito do restauro de habitats, a formação dos talhões que a própria Comissão Científica diz que os talhões deveriam ser reformulados e que as geometrias anteriores não são as adequadas para o futuro."   

 

Ver vídeo aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=395779704839293