Bloco questionou Ministra da Cultura a respeito da concretização do Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande

O deputado Ricardo Vicente questionou a Ministra da Cultura sobre a realização do Museu Nacional da Floresta na Marinha Grande, previsto em Lei em 1999. A Ministra Graça Gonçalves atirou a responsabilidade para o Ministro do Ambiente, que já tinha responsabilizado a Autarquia da Marinha Grande. Em 2018 o Governo anunciou que o projeto iria avançar, mas até hoje não houve qualquer progresso. 

Senhora Ministra da Cultura, Graça Gonçalves,

 

O Museu Nacional da Floresta foi previsto em Lei em 1999 e desde então sucessivos Governos, ora PS, ora PSD e CDS, ignoraram esta necessidade e o Museu Nacional da Floresta nunca saiu passou de uma Lei por cumprir. Já lá vão 20 anos, apesar de elaborado o respetivo Programa Museológico em 2010.

Foi pensado como um museu multipolar, com sede na Marinha Grande, o que se justifica dado o património histórico existente relacionado com a mais antiga e prestigiada Mata Nacional do país, o conhecido Pinhal de Leiria, que foi quase totalmente destruído pelos incêndios de 2017.

Além de ecossistemas únicos que constituem um verdadeiro museu vivo, todos com elevadas carências de restauro, existem também edifícios e outras infraestruturas históricas em estados de degradação que podem comprometer o projeto, desde as casas da Guarda aos postos de vigia, das oficinas ao Parque do Engenho. Este último é fechado pelo portão de ferro forjado que cerrava o Palácio Estaus de Lisboa que foi sede do Tribunal da Inquisição, encontrando-se com um nível de degradação confrangedora.

A missão do Museu Nacional da Floresta não poderia ser mais urgente e atual, dado os grandes incêndios florestais recentes e a necessidade de resposta às alterações climáticas. Consta dos objetivos previstos em Lei para o Museu: promover ações de defesa, preservação e promoção das manchas e espécies florestais autóctones; promover ações de educação cívica das novas gerações para a preservação da biodiversidade; identificar, reunir, investigar, preservar e expor todas as espécies museológicas, de carácter histórico e antropológico, relacionadas com a árvore e a produção florestal.

Em 2018 o Governo anunciou que o projeto vai avançar, mas até hoje não houve qualquer progresso apesar de várias recomendações do Bloco de Esquerda e outros Grupos Parlamentares aprovadas em Assembleia da República.

Lamentavelmente, também este Orçamento não tem uma palavra sobre o assunto. Como e quando pretende o Governo concretizar o Museu Nacional da Floresta?

 

Consultar vídeo da intervenção aqui: 

https://www.facebook.com/ricardo.vicente.9404/videos/10160409734763136