Declaração Política: Combater a Crise Económica e Social

Declaração política apresentada pela deputada do Bloco de Esquerda, Manuela Pereira, na Assembleia da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. A  reunião ordinária ocorreu ontem, dia 8 de maio.

Reunião ordinária da Assembleia da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes a 8 de maio de 2020.

 

DECLARAÇÃO POLÍTICA

A crise sanitária é profunda e pode atingir todos e todas e as medidas de prevenção de saúde devem ser levadas a sério. Estamos já numa grave crise social e económica cuja dimensão ainda não conhecemos. Ainda o Covid 19 não tinha mostrado o seu poder devastador e já os trabalhadores eram vítimas de graves abusos laborais com o despedimento imediato dos precários, encerramentos sem qualquer aviso, de empresas, recurso ao lay-off sem qualquer responsabilidade social, quando muitas dessas empresas que mostravam lucros e prosperidade já nem os salários de março pagaram. O privado que não quer estado passou a querer o dinheiro de todos nós “Estado” e quem queria destruir o Serviço Nacional de Saúde passou a depender dele desesperadamente. Temos agora uma grande oportunidade de fortalecer como nunca o SNS e de reconhecer o valor dos seus profissionais.

O Município de Leiria tem correspondido à crise sanitária, mas quanto à social e económica não vimos nada passar de intenções. É necessário a criação imediata de um Plano de apoio social e de reforço da economia local, que complemente as medidas nacionais, mas que olhe especialmente para as pequenas empresas, empresários em nome individual e pessoas sem qualquer proteção. É o tempo de revitalizar o comércio local. As grandes multinacionais fugiram para as grandes superfícies comerciais, contribuindo para o abandono do centro da cidade, mas é tempo de voltarmos à rua.

Apesar da atual circunstância dramática que vivemos, a Autarquia não deixou de fazer a festa. Não pode viver sem festa, não sabe o que é sobriedade e respeito pela fase difícil que atravessamos e, claro que já um evento faltava. Sim, porque foi um evento político o que providenciaram os autarcas leirienses durante a distribuição do material de proteção ao comercial local. Os autarcas desfilaram pela cidade como se de uma passerelle se tratasse, ou melhor, como se fosse uma verdadeira campanha eleitoral, tudo bem fotografado e postado nas redes sociais. Foi feio, pois quem dá de boa vontade e porque é a sua responsabilidade e dever proteger a população, não faz publicidade aos seus atos.

Maria Manuela Pereira

Membro da Assembleia da UFLPBC, eleita pelo Bloco de Esquerda