Desobedoc 2020: o cinema insubmisso vem a nossa casa

Entre o 25 de Abril e o 1º de Maio, o Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso vai andar por aí, com sessões de cinema e debates online para estes dias de confinamento.

O Desobedoc já passou pelo Trindade e pelo Batalha no Porto, abriu a sala de cinema do Ícaro, em Viseu, que tinha as suas portas fechadas, e levou a sua programação ao Círculo Católico dos Operários Do Porto (CCOP) em 2019. Este ano, a pandemia trocou-lhe as voltas e os planos tiveram de ser adaptados.

Ainda assim, esta mostra de cinema insubmisso andará por aí entre o 25 de Abril e o 1º de Maio. “Deambulante pelas ruas que deixaram de ser lugar de encontro, o filme de Ana Hatherly sobre a Revolução será projetado itinerantemente nas paredes da cidade, em andamento. À noite, nos muros e nas fachadas de alguns dos bairros da cidade, vai poder ver-se da janela uma seleção de curtas que escolhemos”, lê-se na página do evento(link is external).

O Desobedoc contará ainda com três sessões, com filmes acessíveis através de links disponibilizados nas suas redes e apresentações e comentários online.

No dia 25, às 21h30, Fernando Rosas e Miguel Cardina irão conversar sobre o “Espírito de 45”, de Ken Loach: “Numa Europa devastada pela II Grande Guerra, sucedeu-se à destruição o empenho e o entusiasmo que dariam origem ao serviço nacional de saúde do Reino Unido, aos programas de habitação pública, a uma política económica de planeamento democrático, de construção do estado social e de desmercantilização de direitos. Não ganharemos em recuperar a memória desse sobressalto criativo e dessa imensa força social para os tempos que aí vêm?”. Para ver o filme, que estará disponível neste dia das 18h às 23h55, basta enviar o pedido de password para o email desobedoc@gmail.com(link sends e-mail). Já o debate será transmitido em direto no facebook do esquerda.net(link is external) e do Desobedoc(link is external).

A 30 de abril será homenageado Chato Galante, ex-preso político do franquismo, resistente antifascista que foi recentemente vítima da Covid-19. Com o filme “Lesa Humanidad”, de Héctor Faver, serão evocados os crimes contra a humanidade cometidos pela ditadura espanhola, mas também a luta pela justiça e contra a impunidade. Em breve será disponibilizado na página de facebook do Desobedoc(link is external) o link para o filme, que estará disponível das 12h às 0h. Às 21h30, Francisco Louçã conversará com Martí Caussa e Roser Rius, ex-presos políticos e militantes pelo dever democrático do não esquecimento. O debate será transmitido em direto no sítio do costume: o facebook do esquerda.net(link is external) e do Desobedoc(link is external).

A programação continua no 1º de Maio com cinco curtas metragens que “formam um mosaico sobre várias das facetas do trabalho”. Serão transmitidos três vídeos de agitação feitos no quadro do MayDay Porto que retratam “com ironia esquemas de precarização como os recibos verdes, o trabalho temporário ou a empresarialização dos indivíduos e as respetivas narrativas empreendedoras de legitimação”. Um outro documentário irá transportar-nos para o início do século e para as imagens do trabalho portuário e industrial do Porto de há cem anos. E a ficção “Em Branco” retrata “o quotidiano desse trabalho invisível e não reconhecido das cuidadoras informais”. Em breve será disponibilizado na página de facebook do Desobedoc(link is external) o link para o filme, que estará disponível das 12h às 23h55. À conversa, o deputado José Soeiro, a investigadora Maria da Paz Lima e a atriz Cleia Almeida. Mais uma vez, é possível assistir em direto a este encontro no facebook do esquerda.net(link is external) e do Desobedoc(link is external).

Em todas as sessões serão garantidas as distâncias físicas de segurança. Mas o Desobedoc pretende manter a proximidade do costume. A entrada é livre, assim como se pretende que seja livre “o espírito e o debate”.