É lamentável que o Orçamento do Estado não tenha uma palavra sobre o novo Hospital para o Oeste

O deputado bloquista, Ricardo Vicente, questionou ontem a ministra da saúde a respeito da ausência do novo hospital do oeste no Orçamento do Estado e também sobre a disponibilidade do Governo para reforçar os meios do Centro Hospitalar do Oeste para responder à pandemia.

Senhora ministra da saúde Marta Temido,

Há muitos anos que a população da Região Oeste espera por um novo hospital para responder às suas necessidades, dadas as enormes insuficiências do Centro Hospitalar do Oeste, numa área de influência de Alcobaça até Mafra. Este centro congrega os Hospitais de Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, onde já antes da pandemia escasseavam os meios humanos e tecnológicos. Quero aproveitar por isso para agradecer a todos os seus profissionais pelo empenho e resiliência apesar do desprezo de sucessivos Governos.

Questiono assim senhora ministra: que diligências tomou o Governo para garantir a construção do novo Hospital do Oeste e responder a esta necessidade que é consensual entre todos os autarcas e administradores do Centro Hospitalar do Oeste?

Senhor Secretário de Estado da Saúde, Doutor António Sales, eleito pelo distrito de Leiria, é lamentável que o Orçamento e a nota explicativa não tenham uma palavra sobre o novo hospital para o Oeste.

Os serviços de resposta à pandemia no Centro Hospitalar do Oeste estão esgotados ou próximo disso. O Hospital de Torres Vedras tem 22 camas dedicadas ao internamento de doentes com Covid e estão lotadas, não havendo outras no centro hospitalar. Estes hospitais estão atualmente com grandes dificuldades no encaminhamento de doentes para internamento e precisam de solução rapidamente. Curiosamente, não é apenas por insuficiência das instalações, pois chegou ao Bloco de Esquerda a denúncia de que o Hospital de Peniche tem uma ala de internamento que está vazia e que podia receber doentes, houvesse profissionais contratados para o garantir.

Nas Caldas da Rainha, o covidário localiza-se em instalações inacabadas e em contentores que estão esgotados e ainda hoje recebemos relatos de dificuldade na separação de doentes covid e não covid.

Senhora ministra, Marta Temido, tem o Governo disponibilidade para reforçar os meios humanos do Centro Hospitalar do Oeste e de tomar as medidas necessárias para reativar o internamento de doentes no Hospital de Peniche?

 

Ver vídeo da intervenção aqui:

https://www.facebook.com/be.caldasdarainha/videos/645727992762467