Esta sexta à noite há debate online sobre proteção social para advogados e solicitadores

A sessão é transmitida em direto na página de facebook do esquerda.net a partir das 21h30 e conta com as intervenções de Ana Silva, advogada, Paulo Pedroso, sociólogo e antigo ministro do Trabalho e da Segurança Social, e José Manuel Pureza, deputado do Bloco.

A pandemia da COVID19 deixou claro o que já há muito tempo se sentia, mas que não se falava: existem milhares de advogados e solicitadores que, apesar de descontarem mensalmente uma percentagem muito relevante os seus rendimentos para a CPAS, não têm proteção social.

Estes trabalhadores vivem sob o estigma de uma profissão que a sociedade considera rica. No entanto, precários e advogados por conta própria vivem muitas vezes na sombra de uma elite que alterna entre o poder político e o poder económico, por vezes em simultâneo.

Tendo resultado evidente a falta de capacidade de resposta da CPAS, urge perceber que formas de proteção podem ser encontradas ainda durante esta pandemia, mas também depois dela uma vez que respostas para hoje, só resolverão o problema de hoje. Igualmente, urge debater os abusos laborais que a precariedade traz consigo.

O Bloco de Esquerda realiza este AO ENCONTRO para continuar a dar voz aos advogados e solicitadores e desta forma aprofundar as respostas para os problemas destes profissionais da justiça.

Os debates deste ciclo têm lugar às terças e sextas, às 21h30, em direto no ecrã do computador ou do telemóvel, a partir da página de facebook do esquerda.net. As sessões contam sempre com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. 

 

Ver vídeo aqui.