Medidas a tomar para limpeza das ruas de Caldas da Rainha

Requerimento apresentado pela deputada de freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, em Caldas da Rainha.

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias das Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório,

Considerando que:

1) Torna-se impossível circular em muitas ruas das Caldas da Rainha sem encontrarmos lixo no chão, paredes rabiscadas, casas ao abandono e algumas com autênticas lixeiras a céu aberto. Só este mau trato do espaço público pode justificar a existência de gaivotas nos telhados das nossas casas, num concelho não piscatório, ou existência de ratazanas a circular na rua.

2) É fácil enumerar algumas das ruas que se encontram em pior estado, são exemplo: a Rua António Avelino Soares Belo, Rua António Sales, Rua da Paz e Praça da República. Nestes locais existem áreas abandonadas que aumentam o risco de incêndio, caixotes de lixo por despejar ou em estado inadequado, etc.

3) São frequentes as queixas da população residente, mas também de visitantes, tornando-se além de incómodo para os cidadãos, desprestigiante para o município, podendo ainda ter impactos negativos na segurança e saúde pública. Como deputada de freguesia já fui muitas vezes abordada sobre este assunto;

Porque esta não pode ser a imagem da cidade que queremos passar a quem vive e visita o concelho, e porque não aceitamos ter avenidas de primeira e ruas e becos de segunda, como deputada de freguesia do Bloco de Esquerda, venho requerer à Junta de Freguesia da União de Freguesias das Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, a resposta às seguintes questões:

  1. Que medidas concretas prevê a Junta de Freguesia (JF) tomar para resolução destes problemas?
  2. A JF já relatou esta situação à Câmara Municipal (CM)? Que resposta obteve da CM?
  3. Considera a JF necessário reforçar o número de funcionários afetos a esta responsabilidade?

 

Caldas da Rainha, 24 de Setembro 2018

A Deputada de Freguesia do Bloco de Esquerda,

Mafalda Pedreira