Novares despede dezenas de precários em Leiria

A multinacional francesa segue, assim, a mesma estratégia que muitas outras empresas nesta primeira fase da crise gerada pela pandemia, decidindo simplesmente descartar os trabalhadores precários antes de recorrer aos apoios públicos.

A Novares, com unidade industrial na Barosa, em Leiria, segundo denúncias que recebemos, despediu dezenas de trabalhadores e trabalhadoras com contratos temporários antes de entrar em lay off. Esta multinacional recruta trabalhadores através das intermediárias Kelly e Randstad e, neste contexto particularmente crítico da crise sanitária, não hesitou em colocar no desemprego estes precários como medida prévia ao recurso aos apoios do Estado. A Novares segue, assim, a mesma estratégia que muitas outras empresas nesta primeira fase da crise gerada pela pandemia, decidindo simplesmente descartar os trabalhadores precários antes de recorrer aos apoios públicos.

Recordamos que, há apenas alguns meses atrás, esta empresa foi palco de uma greve pelo direito ao aumento de salários (congelados há duas décadas) e contra a imposição de horários abusivos. Na altura, o Bloco de Esquerda acompanhou esta luta e questionou o Governo.

A Novares é uma multinacional francesa fabricante de peças plásticas injetadas e decoradas para as principais marcas da indústria automóvel. Na sua unidade em Leiria trabalham mais de 600 pessoas, 80% das quais mulheres. Só em 2018, a Novares Portugal equipou mais de 6,7 milhões de automóveis que circulam um pouco por todo o mundo.