Que cheiro é este Sra. Vereadora do Ambiente?

A Concelhia do Bloco de Esquerda de Leiria emitiu um comunicado a interpelar Ana Esperança, sobre que medidas tem tomado para punir os responsáveis pelas descargas ilegais, que têm aumentado durante a pandemia, tal como o ponto de situação da contrução da ETES pública em Leiria.

Não podemos ignorar o cheiro que invadiu na passada semana, a cidade de Leiria. Um cheiro muito característico e que é bastante familiar para muitos dos leirienses. Falamos de um cheiro que nos atormenta há décadas e, com mais ou menos regularidade, vai “brindando” o nosso concelho pela falta de medidas públicas para a solução do problema.

É fácil distinguir o cheiro das sucessivas descargas de efluentes suinícolas nos nossos recursos hídricos e perceber o seu impacto negativo para o meio ambiente e bem-estar da população afetada, mas parece difícil cumprir os deveres e compromissos assumidos pelos sucessivos governos e executivos municipais para a solução do problema. O cheiro persiste durante dias tal como as nossas dúvidas quanto à aplicação da Resolução aprovada no Parlamento para a construção de uma ETES pública com capacidade de tratamento dos milhares de metros cúbicos de chorumes produzidos diariamente em toda a região de Leiria.  

A Concelhia do Bloco de Esquerda de Leiria irá continuar a denunciar este atentado ambiental que também é um problema de saúde pública e pressionar as entidades responsáveis para agirem com premência, para que a população e os recursos naturais sejam respeitados. Recentemente emitimos um comunicado a definir a nossa posição quanto à resposta da atual Ministra da Agricultura à questão colocada pelo deputado do Bloco de Esquerda, Ricardo Vicente, eleito por Leiria, perante o incumprimento e inação do governo para acabar com as descargas ilegais e despoluir o Rio Lis.

Considerando que a Autarquia tem ignorado o aumento das descargas durante a pandemia, interpelamos a Sra. Vereadora do Ambiente, Ana Esperança, para que apresente, à população leiriense, as medidas tomadas para apurar e punir os responsáveis das descargas da passada semana, bem como todas as informações relativas ao ponto da situação do projeto de construção de uma ETES para Leiria?

 

Concelhia do Bloco de Esquerda de Leiria