Saudação aos 46 anos do 25 de Abril

Intervenção do deputado do Bloco de Esquerda, Nuno Machado, na Sessão Solene de comemoração dos 46 anos do 25 de Abril de 1974, na Marinha Grande.

Bom dia Sra Presidente da Câmara, Sr Presidente da Assembleia Municipal, srs Vereadores, caros deputados, e a todos aqueles que nos acompanham nas várias plataformas

 

 Há 46 anos atrás, neste mesmo dia, o Povo saiu à rua! Ao fim de décadas de opressão, conseguiu soltar as amarras, passando a navegar pelos mares da Liberdade.

Mares esses que ao longo desta viagem se têm mostrado bastante tumultuosos, mas que por outro lado, nos proporcionaram conquistas que nos vão enchendo de orgulho pelo que podemos legar a todos aqueles que nos precedam.

 E uma dessas conquistas é, sem dúvida alguma, o SNS que tão mal tratado tem sido ao longo destes anos. Dentro de portas tão menosprezado, abandonado, e com tanta vontade de ser extinto por parte de alguns, tem sido constantemente elogiado, apreciado, e até invejado, por esse mundo fora nestes tempos mais difíceis.

 Enquanto agora batemos palmas, enaltecemos, e parabenizamos todos os profissionais que vão      arriscando a vida na defesa da saúde de todos, muitas vezes nos esquecemos das suas reivindicações, das suas lutas por melhores e mais condignas condições de trabalho, achando que são simplesmente “caprichos” de quem, supostamente, já tem tudo. Mas agora vemos, que merecem muito mais do que aquilo que têm recebido. 

        

Mas não só o SNS foi conquistado!

A luta pela melhoria das condições laborais, com legislação mais adequada para a proteção de todos aqueles que contribuem com o seu esforço para o desenvolvimento da economia do país, foi mais uma das vitórias de Abril. Mas essa vitória, tem-se esvaído com o tempo: cada vez mais se assiste a um cerrar de fileiras contra os direitos do trabalho, cada vez mais se assiste a um esvaziar de direitos alcançados durante anos e à custa da luta dos trabalhadores, cada vez mais se assiste à precarização das relações laborais, aparecendo uma nova classe: a dos “escravos de última geração”, sem direitos e sem proteção social, presos pela sua necessidade aos caprichos dos mercados.

 No entanto, estas conquistas não podem ser tomadas como garantidas, e devemos continuar a lutar:

. para que o Sistema Nacional  de Saúde continue a ser apoiado,apetrechado, e mantido como um exemplo para todos, e com capacidade de resposta, rápida e adequada, a todas as situações que podem ir surgindo, de que os tempos que vivemos são exemplo,

- para que as melhorias das condições de trabalho, alcançadas através da luta dos trabalhadores, não sejam postas de parte, eliminadas ou diminuídas em nome das tentativas de obtenção de lucro desmesurado por parte de alguns.

- para que, a despeito do crescimento económico, não se destrua o meio ambiente  hipotecando o desenvolvimento, a saúde e o bem estar das gerações que irão herdar este nosso planeta.

 

E é neste caminho tortuoso que nos encontramos atualmente, com dificuldades acrescidas com que ninguém contava, mas conscientes de que o caminho a trilhar terá que ser obrigatoriamente diferente daquele que nos têm obrigado  a seguir: mostrando muito mais respeito pelas pessoas e  pelo meio ambiente, e com uma preocupação muito maior, e mais efetiva por eles.

Se há 46 anos, o povo saiu à rua para celebrar a Liberdade, hoje pede-se ao povo para que se mantenha em casa, para que abdique dessa Liberdade conquistada, em nome de um interesse maior: a Saúde e o  bem-estar de  todos.

 Se estamos aqui reunidos hoje, com o mínimo possível de participantes e seguindo todos os critérios de higiene, segurança e distanciamento social, é porque esta data deve continuar a ser assinalada, lembrada, e comemorada, com vista a que as gerações vindouras nunca se esqueçam de tudo aquilo que o 25 de Abril representa, e tudo aquilo que este dia nos proporcionou, através do querer e da vontade de todos aqueles que apesar do risco da perda da sua liberdade, sempre lutaram para que hoje possamos opinar, dizer bem, dizer mal, concordar ou discordar, de tudo aquilo que nos rodeia, das decisões que nos condicionam, ou simplesmente do que nos apetecer.

E é a nós, representantes eleitos pelo povo, que nos cabe zelar para que tudo isso continue a ser possível. 

 

Porque isso é a Democracia, porque isso é a LIBERDADE!

 

Pela Liberdade,

25 de Abril Sempre,

Fascismo, Nunca Mais!

 

P´lo Bloco de Esquerda

Nuno Machado