VENCER A CRISE: Conferência online junta especialistas e ativistas entre 27 e 29 de abril

Os cerca de 90 convidados darão os seus contributos em áreas como a saúde, economia, direitos, habitação, educação, cultura, ciência, Europa, direitos laborais. A abertura, segunda-feira, estará a cargo de Marisa Matias. Transmissão em direto, a partir das 21h, no facebook do esquerda.net.

A conferência, que tem início na segunda-feira, 27 de abril, e prolonga-se por terça e quarta-feira, está estruturada em sete painéis: Europa e mundo, economia e ambiente, saúde, educação, ciência e cultura, trabalho e precariedade, justiça e direitos. Para apresentar alternativas, a iniciativa junta cerca de noventa oradores, especialistas reconhecidos nas suas áreas de intervenção, que irão partilhar “lições da crise e propostas para a vencer”.

Este domingo, a coordenadora do Bloco lançou o repto: “convidamos todas as pessoas que não se resignam à crise e à austeridade, que se empenham em alternativas à esquerda, a juntarem-se a este debate. É nossa convicção de que há, em Portugal, não só a capacidade para uma resposta solidária à crise como uma maioria social empenhada nessa resposta”.

Os diversos painéis serão transmitidos em direto no facebook do esquerda.net(link is external), a partir das 21h, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

 

Solidariedade internacional para responder à crise

Na segunda-feira, dia 27 de abril, Marisa Matias irá abrir a conferência. Logo a seguir será transmitido o painel “Solidariedade internacional para responder à crise”. A sessão, apresentada por Pedro Filipe Soares e José Gusmão, junta onze oradores, que se dedicarão às seguintes temáticas:

- Marcos Faria Ferreira, Professor de Relações Internacionais, ISCSP: Que mundo no pós pandemia e como o podemos influenciar?
- José Manuel Rosendo, Jornalista: Como pode ficar em casa quem perdeu o seu lar para a guerra?
- Sandra Monteiro, Diretora do Le Monde Diplomatique: Pode a globalização neoliberal garantir saúde, justiça social e ecologia?
- Miguel Duarte, Ativista pelos direitos dos refugiados: Refugiados: é possível dar voz a quem se tornou invisível?
- Susana Peralta, Economista, professora Nova SBE: O que falta na resposta europeia à crise?
- João Cravinho, Engenheiro, ex-governante: Como responder à dupla incerteza da pandemia e da resposta europeia?
- Ferreira do Amaral, Economista: As despesas de hoje serão os impostos de amanhã?
- José Reis, Economista, professor na Universidade de Coimbra: O que esperar da União Europeia para superar as dependências da nossa economia?
- Shahd Wadi, Investigadora em Relações Internacionais: Como fazer frente à opressão?
- Idoia Villanueva Ruiz, Eurodeputada Podemos (Estado Espanhol): Como acabar com a uberização da economia?
- Manon Aubry, Eurodeputada France Insoumise (França): Como acabar com a uberização da economia?

A economia ao serviço das pessoas

O segundo painel da noite de segunda-feira é dedicado ao tema “A economia ao serviço das pessoas”, e será moderado Jorge Costa e Mariana Mortágua. Os convidados deste painel, e os respetivos títulos das suas apresentações, serão:

- Viriato Soromenho MarquesProfessor de Filosofia Política, FLUL: Qual o papel do Estado na resposta às crises económica e ambiental?
Ana Costa, economista: Quais as condições de uma nova economia da produção?
Francisco Louçã, economista: De que sistema bancário precisamos para responder à crise?
Luísa SchmidtInvestigadora em Sociologia do Ambiente, ICS: Que ordenamento do território na reconstrução da economia? 
João CamargoAtivista climático: Empregos para o clima, um plano para a sociedade?
Pedro LainsInvestigador em História Económica, ICS: A despesa de hoje são os impostos de amanhã? 
Miguel HelenoInvestigador em Sistemas de Energia: A transição para as renováveis pode ajudar a sair da crise?
Ricardo VicenteEngenheiro agrónomo, deputado do Bloco: Podemos ter uma agricultura para a soberania alimentar?
Alexandre Abreu, economista: Como reduzir a desigualdade?
Ana SantosInvestigadora científica, CES: Como não recuperar a economia?
João Bau, Ex-presidente da EPAL: Água, energia, telecomunicações: como garantir acesso universal a bens essenciais?

Salvar o SNS

Dia 28 de abril, terça-feira, os trabalhos recomeçam com o painel “Salvar o SNS”, apresentado por Moisés Ferreira e Bruno Maia. Henrique Barros, Presidente do Instituto de Saúde Pública da U.Porto, António Rodrigues, Médico, Alexandre Lourenço, Administrador Hospitalar, Diana Pereira, Enfermeira, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Ana Matos Pires, Médica Psiquiatra, Célia Rodrigues, Fisioterapeuta, e Sofia Crisóstomo, Farmacêutica e especialista em Assuntos Regulamentares serão os convidados da noite.

O papel da Escola pública na resposta à crise

“O papel da Escola pública na resposta à crise” é o tema do quarto painel, que terá lugar ainda na terça-feira e será apresentado por Joana Mortágua e Alexandra Vieira. Os convidados e convidadas para este painel são Teresa Vasconcelos, Professora aposentada da Escola Superior de Educação de Lisboa, Alberto Teixeira - Professor de matemática, ex-diretor da Escola Artística Soares dos Reis, Licínio Lima, Professor de administração educacional, Universidade do Minho, Cláudia Braga, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Educação, Jorge Humberto, Professor de Educação Especial, Lurdes Figueiral, Presidente da  Associação de Professores de Matemática, José Paiva, Professor de belas artes, FBAUP, Luís Valente, Especialista em telemática educativa, Francisco Teixeira, Professor de Filosofia, dirigente do SPN, Maria Emília Brederode Santos, Presidente do Conselho Nacional de Educação, David Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de docentes de educação especial, José Costa, Presidente do Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL), João Jaime Pires, Diretor Escola Secundária de Camões.

Apoiar a cultura, investir na ciência 

Na terça-feira haverá lugar ainda a um terceiro painel, subordinado ao tema “Apoiar a cultura, investir na ciência”. Luís Monteiro e Beatriz Gomes Dias serão os anfitriões desta sessão, que junta Boaventura de Sousa Santos, Sociólogo, Teresa Summavielle, Investigadora em biologia, i3s, Pedro Magalhães, Investigador em ciência política, ICS, Elisabete Paiva, Diretora Artística, Zia Soares, Atriz e encenadora, Cláudio Torres, Arqueólogo, Sara Barros Leitão, Atriz e encenadora, e Jacinta Bugalhão, Arqueóloga.

Habitar as cidades, garantir direitos 

“Habitar as cidades, garantir direitos” é o tema do primeiro painel de quarta-feira, dia 29. Para falar sobre esta matéria, o Bloco convidou Bruno Sena Martins, Investigador na área dos direitos humanos, CES, Bruno Gonçalves, Vice-Presidente da Associação Cigana Letras Nómadas, Jorge Falcato, Ativista do pelos direitos dos deficientes, Elisabete Martins, Ativista da UMAR, Conceição Gomes, Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, Ana Cristina Santos, Investigadora em estudos de género, CES, Joana Tavares, Investigadora em ciências farmacêuticas, i3s, Fabíola Cardoso, deputada do Bloco, Isaura Ribeiro, Professora universitária, Universidade dos Açores, Ricardo Fuertes, Técnico Comunitário na área do VIH e dependências, Cyntia de Paula, Presidente da Casa do Brasil, Arquiteto e investigador em dinâmicas do território, FBAUP, e Simone Tulumello, Investigador em planeamento urbano, ICS. A apresentação caberá a José Manuel Pureza e Ricardo Moreira.

Proteger os empregos, defender os salários

O último painel da Conferência online VENCER A CRISE é dedicado ao tema “Proteger os empregos, defender os salários”. José Soeiro e Isabel Pires far-se-ão acompanhar por Maria da Paz Campos Lima, Socióloga do Trabalho, João Leal Amado, Professor de Direito, Universidade de Coimbra, Rita Garcia Pereira, Advogada e Especialista no tema do assédio moral no trabalho, António Mariano, Presidente do SEAL, Tânia Ramos, Professora de engenharia, IST, Carvalho da Silva, Coordenador do CES Lisboa, Renato Carmo, Sociólogo, Daniel Carapau, Ativista dos Precários Inflexíveis, e Amelia Martinez Lobo, Fundação Rosa Luxemburgo.

No final desta sessão, a coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins, encerrará os trabalhos.

 

Veja aqui todas as intervenções.