Centro de Saúde do Louriçal inaugurado a caminho das eleições

Em resposta à pergunta feita pelo Bloco de Esquerda, a ministra confirmou que a mudança para as novas instalações, dependia exclusivamente da Câmara Municipal de Pombal. A autarquia prejudicou os cidadãos do Louriçal e demonstrou estar disposto a tudo para ganhar eleições.

Passado o pior inverno sempre para os utentes do Centro de Saúde do Louriçal, num momento em que se anunciam candidatos aos órgãos autárquicos, é hoje inaugurado o novo centro de saúde. É lastimável que o executivo municipal tenha atrasado esta inauguração para a utilizar como propaganda eleitoral e tenha deixado todos os utentes à chuva e ao frio, enquanto aguardavam consulta à entrada das antigas instalações, onde nem uma sala de espera existia.
 
Este abuso de poder não é aceitável em nenhuma circunstância, mas é ainda mais grave na situação atual. Durante todo o inverno, em pleno pico da pandemia, com enormes dificuldades em cumprir com as regras de segurança e proteção da saúde pública, as novas instalações estavam preparadas, mas estiveram fechadas e fizeram falta a todos os profissionais e utentes. Em vez de proteger a população, o executivo preferiu promover a sua campanha eleitoral.
 
O Bloco de Esquerda questionou o Governo a respeito desta situação em Novembro de 2020, apelando a que fossem tomadas medidas para acelerar a transferência dos serviços para as novas instalações. Em resposta, a ministra da saúde confirmou que esta mudança depende exclusivamente da Câmara Municipal de Pombal. Durante todo este tempo, o executivo municipal prejudicou os cidadãos do Louriçal e demonstrou estar disposto a tudo para ganhar eleições, mesmo que isso tenha implicações na saúde da população.
 
Da parte do Bloco de Esquerda podem continuar a contar com a denúncia destes abusos de poder e com muita luta pela melhoria dos serviços de saúde e da qualidade de vida na vila do Louriçal.