Um Mercado à espera de respostas

Agora, resta-nos esperar que se tomem medidas rápidas, adequadas e efetivas para que se concretize num curto prazo a construção de um Mercado Municipal, com o contributo de todos: Executivo, Forças políticas, Comerciantes, Marinhenses!

Desde 2006 que a Marinha tem sido assolada pelo espectro do Mercado que não é, talvez, entretanto vai ser!!!

Depois de se ter contribuído, financiado, PAGO, a construção de um centro comercial, que por acaso iria ter um Mercado Municipal, e após estudos, projetos, aprovação, e construção, descobriu-se que não prestava, não tinha condições, não reunia os requisitos!

Assim, decidiram trasladar o dito Mercado Municipal para outro local, umas tendas, de caráter meramente provisório.

Esse “provisório” durou 12 anos, e enquanto outros interesses se manifestavam, os comerciantes continuaram a trabalhar, para levar os seus produtos com as condições de atendimento e de trabalho possíveis.

Tudo isto após mandatos do PS (onde nada fizeram para corrigir o erro, mas vai fazendo parte das suas promessas), e da  CDU (que “impediu” a abertura, mas nada fez para resolver a questão).

Atualmente, as condições do Mercado Municipal são as mesmas de sempre, mas as circunstâncias em que vivemos, fizeram com que as regras de funcionamento tivessem que ser mais apertadas! Mas até aqui parece que estava tudo bem, que não havia falta de condições!

E mais uma vez passámos à discussão da localização de um novo Mercado Municipal Provisório, mas sem planos concretos para um Efetivo!

Não existe, nem nunca existiu, uma discussão alargada à população relativa a este assunto! Nunca!

E por isso os Marinhenses continuam com questões sem resposta:

- Há quanto tempo as autoridades sanitárias não fiscalizavam o Mercado Municipal?

- Alguma vez as Autoridades Sanitárias notificaram a Câmara Municipal da Marinha Grande em relação às condições de funcionamento do Mercado Municipal?

- Mais um mercado provisório, por quanto tempo?

- Qual a localização?

- Existe um projeto para um novo Mercado Municipal?

- Se existe, qual a localização prevista?

- qual o prazo previsto de execução?

- De quem é a responsabilidade política (e caso se comprove dolo, civil e/ou criminal) pelo prejuízo aos munícipes do Concelho da Marinha Grande dos vários milhares de Euros do erário municipal gastos, para nada?

No início do ano, no momento em que se debatia o Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda propôs a criação de um Programa de Reabilitação de Mercados e Feiras Municipais, mas lamentavelmente o PS, PCP, PAN e IL, chumbaram a proposta do Bloco.

Hoje, todos se dizem preocupados com a situação lastimável do mercado, mas no momento das decisões uns assobiam para o lado, tentando passar despercebidos, outros votam contra porque querem meter o dinheiro noutro local, outros votam contra por sectarismo. No final saem a perder todos os cidadãos.

Agora, resta-nos esperar que se tomem medidas rápidas, adequadas e efetivas para que se concretize num curto prazo a construção de um Mercado Municipal, com o contributo de todos: Executivo, Forças políticas, Comerciantes, Marinhenses!

E com sentido de dever, e do bem comum!