Bloco de Esquerda elegeu nova direção nacional

A nova direção nacional do Bloco de Esquerda foi eleita este fim-de-semana. Mariana Mortágua é a nova coordenadora do partido.

A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda decorreu este fim-de-semana (27 e 28 de maio) em Lisboa, onde estiveram 17 delegadas e delegados do distrito de Leiria. Na votação das moções de orientação a Moção A obteve 439 votos, a Moção E 78 votos, registando-se 11 abstenções.

A eleição para a Mesa Nacional realizou-se por voto secreto em urna, com 600 delegadas e delegados a decidir entre duas listas. A lista A obteve 490 votos e 67 mandatos, a lista E 95 votos e 13 mandatos, além de 13 votos brancos e 2 nulos. Ricardo Vicente integra a nova composição da Mesa Nacional, eleito pela Moção A.

Para a Comissão de Direitos, com o mesmo número de votantes, concorreram também duas listas: a lista A obteve 490 votos e 6 mandatos, a lista E 98 votos e 1 mandato. Houve ainda 9 votos brancos e 3 nulos.

"Vida boa é ter a esperança de uma vida digna"

Mariana Mortágua encerrou a Convenção do Bloco com propostas para um contrato com o país que assegure salários decentes, saúde, escola, casa e um Serviço Nacional de Cuidados que dê segurança às pessoas. E assumiu o objetivo de o Bloco ser a terceira força nas próximas eleições europeias.