"Marcar o futuro não significa enfrentar apenas os problemas imediatos, mas também oferecer um horizonte de esperança àqueles que vivem na nossa terra"

"O Bloco de Esquerda é determinante na definição das soluções que realmente contam para a população. Marcar o futuro não significa enfrentar apenas os problemas imediatos, mas também oferecer um horizonte de esperança àqueles que vivem na nossa terra". Declaração política da deputada municipal do Bloco de Esquerda na Nazaré, Cheila de Aguiar, na sessão de 12 de dezembro.

O atual cenário político leva-nos a refletir sobre que compromisso e quais os desafios mais urgentes que a nossa população precisa que asseguremos e possamos enfrentar.

Neste caminho para as eleições antecipadas é importante não esquecermos o resultado da governação da direita, que marcou o país da pior forma, com o seu empobrecimento e roubo de rendimentos (salários e pensões) e não esquecer também os resultados deixados por uma maioria absoluta do PS, que abandonou os serviços públicos essenciais e toda a sua comunidade profissional.

Os que disseram, vezes sem conta, que não era possível dar uma carreira diga aos professores e professoras são agora os que dizem que afinal é possível.

Os que deixam o SNS sem profissionais, continuam a dizer que é uma questão de tempo…

Aqui, o problema não é o tempo, é a falta de compromisso com o mais importante, a falta de ação perante a decadência dos alicerces primários de qualquer democracia.

Aqui, o problema não é o tempo, mas sim a falta de coerência e de empenho de quem toma as decisões políticas.

E se a nível nacional pudemos sentir claramente a prepotência de uma governação, que basta contar apenas com os seus votos, a nível local as maiorias absolutas sofrem do mesmo mal. Fecham-se nas suas próprias bolhas partidárias e o que realmente importa na vida das pessoas fica para trás.

O Bloco de Esquerda é determinante na definição das soluções que realmente contam para a população. Marcar o futuro não significa enfrentar apenas os problemas imediatos, mas também oferecer um horizonte de esperança àqueles que vivem na nossa terra, às novas gerações que são cada vez menos as que ficam, por falta de oportunidades que lhes permita um futuro sem precariedade e exploração.

O nosso compromisso é mudar a vida das pessoas que enfrentam uma realidade dura, proporcionar soluções concretas nas áreas cruciais da habitação, da saúde e da educação.

Não podemos deixar de saudar o protesto que decorreu no passado dia 30 de setembro pelo Direito à Habitação no nosso concelho.

Manifestação nacional, que se fez ouvir um pouco por todo o país e também na Nazaré sob o lema: “Casa para Viver”. Foram vários os testemunhos e ativistas reunidos, num momento de grande união por uma causa comum e o Bloco de Esquerda esteve lá, na rua com a população e vai estar sempre até que a habitação seja um direito e não um luxo para os turistas ricos.

As nossas propostas são conhecidas, resultado de anos de luta e transformação. Seja no reforço do Serviço Nacional de Saúde e seus profissionais, seja pelo direito à Habitação digna e acessível a todas as pessoas, por uma Escola Pública verdadeiramente Inclusiva, pelo aumento dos salários e do rendimento da população, pelo aumento da verba dedicada à Cultura, pelos direitos fundamentais de cada um e de cada uma, à igualdade, liberdade e solidariedade.

O Bloco de Esquerda leva a população a sério.

A população precisa de uma Esquerda forte e coerente que assuma os seus compromissos e que enfrente os grandes desafios sociais e económicos que fazem parte das nossas vidas.

Essa Esquerda de Confiança é o Bloco de Esquerda e nós vamos à Luta!

 

Cheila de Aguiar

Deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal da Nazaré