Rafael Henriques encabeça a proposta de lista do Bloco às Legislativas de 2024 por Leiria

Rafael Henriques encabeça a proposta de lista do Bloco às Legislativas de 2024 por Leiria. A proposta foi aprovada esta noite pelo plenário distrital de Leiria e seguirá agora para a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.

Rafael Henriques, 32 anos, médico de família. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014 e especialista em Medicina Geral e Familiar em 2020. Está a exercer como médico de família em Leiria desde 2020, encontrando-se atualmente a trabalhar na USF Martingil desde Maio de 2022.

Filho de pais naturais da Serra da Lousã, tendo nascido e vivido no concelho da Lousã até concluir os estudos e a formação pós-graduada, residindo atualmente em Leiria.

Associado e delegado sindical do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC), sendo membro da direção do SMZC desde 2022. Participou na constituição da Comissão de Profissionais dos Cuidados de Saúde Primários contra a ULS de Região de Leiria.

Como médico de família, conhece as vidas, a realidade, as aspirações e as preocupações dos seus utentes e, nesse âmbito, tem desenvolvido trabalho com vários movimentos e comissões de utentes da região de Leiria em defesa dos direitos dos utentes e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Aderente do Bloco de Esquerda (BE) desde Junho de 2021, integrou as listas de candidatos à União das Freguesias de Parceiros e Azoia, e foi mandatário da lista candidata do Bloco de Esquerda às eleições legislativas de 2022 pelo círculo de Leiria.