No debate sobre a falta de meios do Ministério da Agricultura, o deputado Ricardo Vicente declarou que o Bloco de Esquerda estará disponível para propor e apoiar medidas de reforço de meios humanos e materiais dos ministérios e retomar Projetos Lei e de Resolução para esse fim. 

Recomendação apresentada pelo deputado Municipal do Bloco de Esquerda, Arnaldo Sarroeira, na Assembleia Municipal de 22 de setembro nas Caldas da Rainha. A Recomendação foi aprovada por unanimidade.

Juntando-se à mobilização internacional Fridays for Future, para 25 de setembro, o grupo de jovens do movimento climático enviaram uma carta aberta ao Ministro das Infraestruturas onde exigem a recuperação da linha ferroviária do Oeste.

Intervenção do deputado Municipal, Arnaldo Sarroeira, apresentada no período antes da ordem do dia (PAOD), na Assembleia Municipal realizada ontem, dia 22 de setembro, nas Caldas da Rainha.

Está em causa o direito do acesso à cultura, que em muitas localidades, se faz exclusivamente através do ensino de música. O Bloco de Esquerda considera que devem ser tomadas medidas urgentes para resolver a situação e que a Comissão de Educação deve ouvir os profissionais do ensino articulado.

Catarina Martins reuniu com a direção da Sociedade Artística Musical dos Pousos e com vários dirigentes das escolas de ensino artístico da região de Leiria, para abordar a questão dos cortes no financiamento e nas respetivas vagas neste tipo de ensino articulado, 16 de setembro de 2020 – Foto de Paulo Cunha/Lusa

A coordenadora bloquista denunciou a situação “absurda” de haver alunos que se matricularam no ensino da música articulado e agora estar a ser-lhes dito que “ou deixam de estudar música ou têm de pagar propina”. Catarina Martins abordou também as necessidades do ensino presencial.

O Bloco de Esquerda apresenta um Projeto de Lei que destaca a necessidade de promoção de políticas públicas para transformar a paisagem e recuperar áreas ardidas com maior incorporação de plantas autóctones para uma transformação que não levará menos de uma década a ocorrer, se bem planeada e executada. 

Na rentrée do Bloco de Esquerda em Lisboa, Catarina Martins sublinhou que não é possível debater o próximo Orçamento do Estado ou soluções para sair da crise sem falar no combate à precariedade, na defesa do emprego e do salário, ou na responsabilidade das empresas que têm lucros e devem ser proibidas de despedir.