O Bloco de Esquerda questionou o Ministro das Infraestruturas e Habitação devido ao alerta feito pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, para o risco de abatimento do pavimento da A8 no troço de Valado dos Frades - Pataias, devido à possível concessão da mina de Ribeiro Seco de Alcobaça e Nazaré, já parcialmente explorada. Este troço é usado por centenas de milhares de utentes todos os anos.

Ontem, dia 18 de fevereiro, foi aprovado, na Assembleia Municipal  das Caldas da Rainha, um Voto de Repúdio pelos Atos Racistas no Futebol apresentado pelo deputado do Bloco de Esquerda Arnaldo Sarroeira. O Voto de Repúdio foi aprovado por maioria com 29 votos a favor e 2 abstenções.

Bloco de Esquerda questiona o Governo depois da notícia de uma carta aberta dirigida ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde os subscritores comunicam a “mais profunda preocupação e indignação com a situação em que foi colocado” o professor. A situação já foi exposta ao Governo anterior em meados de 2019, mas o problema continua por resolver.

Dada a situação de emergência climática e o imprescindível papel da floresta e do sistema de proteção civil para possibilitar a adaptação e mitigação às alterações climáticas, o Bloco de Esquerda considera que é de todo o interesse para o país que as estruturantes decisões políticas que se avizinham ao nível do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais estejam alicerçadas na clarividência científica. Para que a tragédia de 2017 não se repita. 

Atendendo ao compromisso internacional para o combate às alterações climáticas e sustentabilidade social, económica e ambiental da região centro e das suas populações, o Bloco de Esquerda apresenta o presente projeto de resolução no sentido de suspender imediatamente os processos para a prospeção e extração de hidrocarbonetos.

Na passada 6ª feira, durante a Assembleia Municipal, o Bloco questionou o Presidente da Câmara Municipal de Leiria sobre o papel da Câmara no processo, da requalificação das escolas, previsto pelo governo, tendo o mesmo respondido que nunca falou com o ministro e que as suas declarações foram despropositadas.

O trabalho autárquico promovido pelo Bloco de Esquerda  no distrito de Leiria durante o último ano refletiu a centralidade que as questões ambientais e climáticas assumem no dia a dia da população e no movimento social. É disso exemplo a greve climática estudantil.

Terminou ontem o período de debate, negociação e votação do Orçamento do Estado (OE) para 2020. O Bloco de Esquerda bateu-se até ao último dia para melhorar o Orçamento e responder às necessidades do país. O OE foi aprovado com os votos favoráveis do Partido Socialista e as abstenções do Bloco, PCP, Verdes, PAN e Joacine. Votaram contra o PSD, CDS, IL e CH.