Agora na Marinha Grande, um caso de destruição dos direitos fundamentais de quem trabalha. 

O debate vai juntar João Relvas, Rodrigo Silva, Ernesto Costa, Teresa Summavielle, José Neves, Gonçalo Velho, Ana Petronilho e Luís Monteiro. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do esquerda.net, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Mais um caso de atropelo feito por gigantes do lucro. McDonalds de Leiria, no Lis Shopping despede todos os trabalhadores e trabalhadoras com contratos precários.

A Concelhia do Bloco de Esquerda de Leiria emitiu um comunicado de denúncia pelo abuso laboral registado em três entidades diferentes no concelho de Leiria: a Roca, a Decathlon e a Bomcar. As práticas destas empresas contrariam o caminho de solidariedade e responsabilidade social que é exigido neste momento de pandemia. Não podemos deixar ninguém para trás. 

O debate vai juntar o técnico da Câmara de Lisboa Ricardo Fuertes, a deputada municipal bloquista no Porto Susana Constante Pereira e o sociólogo Sérgio Aires. A iniciativa é transmitida em direto no facebook do esquerda.net, com intérprete de Língua Gestual Portugesa.

Esta situação é da maior gravidade, configurando irregularidades que devem levar à imediata atuação da autoridade inspetiva. O incumprimento do dever de inscrição e pagamento das contribuições para a Segurança Social é uma ilegalidade muito grave, que tem de ser corrigida de imediato, para que estas pessoas tenham o reconhecimento da sua carreira contributiva e o acesso à proteção social a que têm direito.

O Bloco conseguiu fazer aprovar alterações que alargam o leque de despesas elegíveis no novo regime excecional de endividamento para despesas relacionadas com o combate à Covid-19 e o apoio social a quem precisa.

 Estamos perante um caso em que são cometidos vários abusos, por parte de uma empresa que diz ter um serviço “de excelência” e exibe a respetiva certificação, mas que tem uma conduta de total irresponsabilidade num momento de dificuldade.